RSS

Precisamos rever o ensino?!

Bom galera depois de discutir com meu irmão sobre o aprendizado autodidata. Resolvi fazer um post sobre o ensino de modo geral.



Para quem não sabe o método básico de ensino da atualidade que conhecemos hoje surgiu na idade média devido aos esforços das igrejas para catequizar novos fies.Estas escolas eram presididas por um eclesiástico, scholasticus, subordinado ao bispado, daí o nome de scholasticism(escolática ou escolasticismo), que representa a linha de ensino cristão.A medida que o ensino se desenvolveu e passou a ser sinônimo de status as escolas passaram a possuir não somente assuntos eclesiásticos.
Apesar desse período ter sido fundamental no ensino em que conhecemos.O aprendizado vem desde a antiguidade onde no oriente Egito,China,Índia já possuíam a cultura de transmitir tradições e costumes através do ensino dos mais sábios.Na antiguidade clássica, na Grécia e em Roma, a aprendizagem passou a seguir duas linhas opostas porém complementares: A pedagogia da personalidade visava a formação individual. A pedagogia humanista desenvolvia os indivíduos numa linha onde o Sistema de ensino/sistema educacional era representativo da realidade social e dava ênfase à aprendizagem universal.
Não vou me estender na história do ensino para não perder o leitor e também pois não possuo conhecimento necessário.Segue o principal material que utilizei.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem
http://idademedia.wetpaint.com/page/As+escolas+na+Idade+M%C3%A9dia
http://trilhahistorica.blogspot.com/2009/05/o-ensino-na-idade-media.html

O fato é que antes o aprendizado era independente de tal maneira que permitia que os indivíduos tivessem mais tempo para dedicar àquilo que realmente os interessava. E até mesmo tornava o estudo menos opressor o que também facilitava o interesse das pessoas.
Isso não significa que piorou o ensino!Apenas considero que existe uma cultura muito forte que afirma que somente pessoas especiais conseguem estudar por conta própria. Na minha concepção eu acredito que com a tecnologia que temos hoje se houvesse um incentivo maior do governo para divulgar através de propagandas instituições de ensino individual (coisa que já existe hoje mais é pouco divulgado) e também por parte das escolas que poderiam usar outras metodologias em função do ensino individual. O ensino poderia ser muito mais aceito pelos estudantes aponto de serem autodidata.
Se você se perguntou o que é ensino individual procure num buscador. Mais a idéia é um ensino que se desenvolve de acordo com o desenvolvimento do individuo em questão.

Considero que a metodologia competitiva das escolas impede que a curiosidade das pessoas apareça. Pois quando um aluno se desilude numa prova ou numa determinada quantidade de provas ele começa a acreditar que ele "realmente" é ruim naquilo, criando uma espécie de bloqueio.
Veja esses vídeos abaixo de Ken Robinson que falam como matam a criatividade.

[TED pt_BR]Parte1/2



[TED pt_BR]Parte 2/2



Até breve ...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário